Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/19 às 10h57 - Atualizado em 22/11/19 às 11h02

GDF presta contas à população de Vicente Pires

COMPARTILHAR

Os investimentos do Governo do Distrito Federal na região de Vicente Pires já ultrapassam os R$ 224 milhões. Ao todo, são onze obras na localidade – 70% delas já concluídas. A região recebeu mais de 660 mil m² de asfalto.

 

Das 22 bacias de contenção que estão sendo construídas na região, 14 já estão prontas – e mais quatro estão em fase de conclusão. No geral, essa estrutura é responsável por captar boa parte das águas das chuvas. Somente em 2019, R$ 90 milhões foram investidos no setor.

 

Algumas ruas já receberam inclusive meios-fios e quebra-molas. Os transtornos ainda existem, mas são menores, e a presença do governo na região tem sido constante.

 

Nesta sexta-feira (22), a primeira agenda do governador em exercício, Paco Britto, foi se reunir com moradores para mostrar os avanços no andamento das obras – e, principalmente, os benefícios que elas já trazem para a comunidade.

 

“As obras estão dentro do prazo normal. Vicente Pires é uma prioridade do governo Ibaneis. O nosso governo não promete, ele cumpre. Em 10 meses de governo, fizemos mais obras do que governos anteriores”, contou Britto a um grupo de moradores.

 

Britto lembra que o GDF trabalha para resolver uma colcha de retalhos de licitações de governos anteriores, na qual se refez todo o cronograma. “Já fizemos várias obras e as intervenções necessárias. Infelizmente, há transtornos para a população e o comércio. Mas é preciso compreensão”, ressaltou.

 

O governador em exercício lembra que desde o início do ano o GDF está presente na localidade. “Já viemos com gabinete de crise; viemos inaugurar feiras. Não teremos mais enchentes: as bacias de contenção estão prontas e todas fluindo normalmente; Sem falar nas ligações das galerias da ruas 8 com a 3, por exemplo, prestes a serem concluídas”.

 

O secretário de Obras, Izídio Santos Júnior, explicou que as obras dependem uma das outras. “São vários contratos, de anos distintos”. Segudo ele, a expectativa é que o que está contratado seja finalizado até 2020. “Quando a obra foi projetada, Vicente Pires tinha 40 mil habitantes; quando licitada, 70 mil; hoje, são mais de 100 mil”.

 

Andamento das obras de infraestrutura em Vicente Pires, rua por rua:

 

Rua 3 – O trecho que vai da marginal da Estrutural até a Rua 10 está concluído;

Obras de drenagem em andamento no Trecho que vai da Rua 10 até a chácara do japonês. EPTG. A previsão é de que os serviços sejam finalizados nos próximos dias. A Administração Regional vai atuar no local para garantir a trafegabilidade da via durante o período chuvoso. Os serviços de pavimentação asfáltica somente serão realizados em 2020;

Os serviços de pavimentação asfáltica do trecho que vai da Rua 10 a Rua 8 (600 metros) serão realizados pelo DER/DF;

Os serviços de pavimentação asfáltica do trecho que vai da Rua 8 até a EPTG serão realizados pela empresa GW;

 

Rua 3B – Serviços de drenagem, pavimentação e instalação de meios fios concluídos. As calçadas serão finalizadas em 2020.

 

Rua 3C – Serviços de drenagem, pavimentação e instalação de meios fios concluídos. As calçadas serão finalizadas em 2020.

 

Rua 4 – Dos 3,1km de extensão, 2,6km estão concluídos. No momento, os serviços se concentram na terraplanagem e pavimentação entre as chácaras 300 e 297. Também estão sendo instalados meios fios e calçadas na região. Os serviços de pavimentação asfáltica somente serão finalizados em 2020.

 

Rua 4A – Os serviços de drenagem, pavimentação asfáltica, meios fios e calçadas somente serão realizados em 2020.

 

Rua 4B – Serviços de drenagem e pavimentação concluídos. Os meios fios e as calçadas serão finalizadas em 2020.

 

Rua 4C – Obras de drenagem e pavimentação concluídos.

 

Rua 5 – Pavimentação concluída no trecho que vai do Balão do Horácio à Panificadora Bonanza. Parte dos serviços foram executados pelo DER. No restante da via, as obras de drenagem, pavimentação, meios fios e calçadas serão finalizadas em 2020.

 

Rua 6 – Serviços de drenagem e pavimentação concluídos. Os meios fios e as calçadas serão finalizadas em 2020.

 

Rua 7 – Obras de terraplanagem em andamento no trecho situado entre as Ruas 6 e 8. A previsão é de que esses serviços sejam concluídos nos próximos dias. Obras de drenagem e pavimentação concluídos nos trechos situados entre as Ruas 12 e 8 e das Ruas 6 a 4. Os meios fios e as calçadas serão finalizadas em 2020.

 

Rua 8 – Obras de drenagem em andamento no Trecho que vai da chácara 183B à Rua 5. A previsão é de que os serviços sejam finalizados nos próximos dias. A Administração Regional vai atuar no local para garantir a trafegabilidade da via durante o período chuvoso. Os serviços de pavimentação asfáltica somente serão realizados em 2020.

 

Rua 10 – Serviços de drenagem e pavimentação concluídos. Os meios fios e as calçadas serão finalizadas em 2020. Parte dos serviços foram executados pelo DER e pela Novacap.

 

Rua 12 – Obras de drenagem e terraplanagem em andamento. A conclusão dos serviços de drenagem e pavimentação da totalidade via somente em 2020.

 

Colônia Agrícola Samambaia – O contrato do Lote 2, que contempla a área, será licitado novamente. O projeto está sendo readequado para a realidade do local, uma vez que o projeto original é de 2008. A previsão é de que a licitação seja realizada no primeiro semestre de 2020 e que as obras comecem no segundo semestre.

 

Lagoas de detenção – Apesar de grandiosas, as lagoas de detenção que fazem parte do sistema de drenagem de águas pluviais do Setor Habitacional Vicente Pires passam despercebidas pela população. Além de contribuir para o fim dos alagamentos, as Lagoas têm a função de deter sedimentos e detritos, transportados pelas chuvas, antes de serem lançados nos córregos e rios da região. O projeto prevê a construção de 22 lagoas (14 estão concluídas) e 85 dissipadores (40 estão finalizados).