Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/02/15 às 10h41 - Atualizado em 27/11/18 às 15h00

Inaugurada ligação do Parque da Cidade com 912/13 Sul

COMPARTILHAR

Os motoristas que usam Parque da Cidade para acessar a W5 e W3 Sul agora contam com uma nova entrada na altura da 912/913 Sul. O novo acesso foi inaugurado pelo Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e pelo Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres, neste sábado (21/02).

Foram investidos R$ 778 mil na construção do balão, da passagem em concreto sobre a galeria de águas pluviais e das pistas de ligação do parque com W5 Sul, que tem 500 metros de extensão e contam com duas faixas de rolamento, em cada sentido.

Durante solenidade de inauguração, o governador falou da importância da obra, “que reforça o processo de fortalecimento dos parques urbanos da cidade como política de convivência comunitária “. Na ocasião, ainda foram assinadas mais duas Ordens de Serviço para a construção das calçadas no novo acesso e para a iluminação da nova pista de caminhada no Parque da Cidade.

A conclusão do acesso só foi possível graças ao esforço de orgãos como a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) e Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Julio Cesar Peres destacou que “a obra atende a uma antiga reivindicação dos usuários e que só foi possível concluí-la graças aos esforços do Governo do Distrito Federal, que garantiu todo o apoio à realização”.

Ao todo, cerca de oito mil pessoas devem ser beneficiadas com o novo acesso, entre eles, moradores da Asa Sul, Cruzeiro e Sudoeste e usuários dos consultórios médicos, escritórios, condomínios residenciais e comércio situado nas redondezas. Além deles, também serão diretamente beneficiados os pais de alunos das várias escolas da região.

A nova passagem do parque para a W5 Sul aliviará os constantes congestionamentos que se formam, nos horários de pico, no acesso à 910 Sul. É o que acredita o motorista Levino Cardoso, 56 anos, que passa pelo menos três vezes por dia do parque para a W5 Sul. “Agora poderei fugir do trânsito pesado”, afirma.

Moradora do Cruzeiro, a servidora pública Haula Mohamed, 48 anos, está animadíssima com a liberação do novo acesso. Ela trabalha em uma Diretoria de Saúde Ocupacional exatamente na 912 Sul. “Há dez anos saio de casa às 6h10 pra estar no trabalho até às 7h. Acredito que agora conseguirei chegar mais rápido”, comemora.

O Detran instalou um semáforo na W5 Sul pra disciplinar o trânsito na região, o qual foi ligado pelo governador logo após o evento. Participaram do evento, além do governador e do secretário de Infraestrutura, o presidente da Novacap, Hermes de Paula, e o administrador de Brasília, Igor Torkaski, entre outras autoridades.

FICHA TÉCNICA

O que: Novo Acesso do Parque da Cidade
Onde: 912/913 Sul
Valor do investimento: R$ 778 mil
Serviço executado: construção de via de ligação entre a W5 e o Parque da Cidade, um balão de acesso e uma passagem em concreto sobre a galeria de águas pluviais
Extensão: 500 metros
Beneficiados: oito mil motoristas que normalmente trafegam pela região
Duração da obra: 11 meses
O que funciona na região: clínicas médicas, escolas particulares, condomínio residencial, faculdade, hospital, entre outros.