Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/02/19 às 15h00 - Atualizado em 20/02/19 às 15h00

Obras de pavimentação no Sol Nascente serão intensificadas após período chuvoso

 

Conhecida como “Via do Atoleiro” pela população, a rua principal do Condomínio Pinheiros, no Trecho II do Setor Habitacional Sol Nascente, na Ceilândia, será pavimentada após o período chuvoso. A decisão da Secretaria de Obras vale para diversas outras vias dos Trechos II e III do Sol Nascente que estão em obras e ainda não foram pavimentadas. “No momento, as empresas estão focadas nos serviços de drenagem, pois não é possível realizar pavimentação com solo encharcado. É necessário, no mínimo, 15 dias de tempo seco. Dessa forma, após o período chuvoso, iremos acelerar e concentrar nos serviços de pavimentação.”, explicou Marcelo Galimberti, subsecretário de acompanhamento e fiscalização da Secretaria de Obras.

 

No caso da via principal do Condomínio Pinheiro, Galimberti explicou que a drenagem está concluída. “Estes problemas com lama e enxurradas, no período das chuvas, só serão resolvidos de forma definitiva com a conclusão das obras de infraestrutura”, complementou.

TRECHOS II E III – No trecho II, os serviços compreendem a execução de 30,3 km de redes de drenagem, a construção de três lagoas de retenção, além da pavimentação de 493,5 mil m² de vias, o equivalente a 70 km de vias de 7 metros de largura. Os serviços de drenagem estão em andamento, tendo sido executados 91% do total. Quanto à pavimentação, 65% já foi executada. A previsão de conclusão desse trecho, cujo investimento é de R$ 95,5 milhões, é para o segundo semestre de 2019.

 

No Trecho 03, até o momento, foram executados 55% das obras de drenagem e a pavimentação está com 5%. Estão sendo investidos R$ 66 milhões para a execução de 21,3 km de redes de drenagem, com três lagoas de retenção, e 450,5 mil m² de pavimentação, o equivalente a 56 km de vias de 7 metros de largura, além de meios-fios e calçadas.

 

As obras de infraestrutura do Trecho I do Sol Nascente foram concluídas e entregues à população em junho de 2018.