Governo do Distrito Federal
28/10/15 às 14h03 - Atualizado em 13/10/22 às 15h37

Assembléia do Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos e Águas Pluviais(CORSAP DF/GO)

Presidente toma posse e divulga diretrizes do CORSAP

O Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos e Águas Pluviais (CORSAP DF/GO), formado pelo estado de Goiás, pelo Distrito Federal e por 19 municípios goianos, se reuniu na última quinta-feira, 22 de outubro, no Salão de Atos da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), para a realização de sua Assembleia. Estiveram presentes: Vilmar Rocha (representante de Goiás), Sérgio Sampaio (Chefe da Casa Civil), representantes do Governo de Brasília, além dos prefeitos municipais que integram o Consórcio.

Na ocasião, José Ricardo Castilho (GO) tomou posse como novo superintendente do Consórcio. Ele apresentou as diretrizes do CORSAP, definiu prioridades e elencou os serviços que serão prestados, com destaque para as seguintes metas: quitar pendências financeiras existentes e organizar o orçamento, estabelecendo novas metas para 2015-2017.

No mesmo dia, também aconteceu no Auditório da Faculdade de Tecnologia, na UnB, a I Conferência Regional de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais do CORSAP. Durante dois dias, os presentes estiveram reunidos com o objetivo de eleger as propostas prioritárias e traçar as diretrizes para atuação do CORSAP. Antes desta, conferências locais haviam sido realizadas nos municípios envolvidos, com o intuito de eleger seus delegados, que elegeram metas e prioridades.

Esta Conferência validou, dentre as propostas apresentadas por cada município, as cinco prioridades dentro de cada um dos seguintes temas de atuação: limpeza urbana e coleta; manejo de resíduos sólidos; resíduos especiais (como: agrotóxicos, hospitalares e industriais, etc.); microdrenagem, macrodrenagem e manejo de águas pluviais; e, visão integrada de saneamento básico: articulação entre resíduos sólidos, drenagem, abastecimento de água e tratamento de esgoto. O resultado foi a elaboração de 25 diretrizes de atuação do CORSAP para o biênio 2015-2017.

A eleição dos conselheiros, que irão atuar como fiscais, foi realizada no dia 23 de outubro. Consolidando assim a participação efetiva da sociedade na adoção, manutenção e fiscalização da política de resíduos sólidos do DF e entorno.