Governo do Distrito Federal
10/04/15 às 20h36 - Atualizado em 13/10/22 às 15h37

Governo de Brasília inaugura PECs no Paranoá


Ao todo, já foram instalados 537 equipamentos em Brasília

(Brasília, 10/4/2015) – O governador Rodrigo Rollemberg, juntamente com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Peres, inaugurou mais quatro conjuntos de Pontos de Encontro Comunitário (PEC) no Paranoá, na manhã desta sexta-feira (10). Essa era uma antiga reinvindicação da comunidade.

Cada PEC possui 10 aparelhos de ginástica, pergolado, bancos em concreto, lixeira, urbanismo e atende às normas de acessibilidade. As bases de concreto já existiam no local, o que agilizou a instalação dos pontos de encontro. Foram instalados dois na área urbana e outros dois na área rural.

A líder comunitária e gari, Vera Lúcia Firmiano de Souza, 56 anos, contou que sempre lutou para conseguir uma PEC para a Quadra 7, onde mora. “Já fui várias vezes à administração regional. Fiquei muito feliz em ver que o equipamento finalmente está aqui, porque agora tenho onde fazer exercícios”, comemorou. Vera lembrou que a base em concreto estava pronta desde o final do ano passado e que os moradores estão muito satisfeitos com a novidade.

A inauguração foi realçada pela apresentação da banda musical, composta por alunos da rede pública de ensino do Paranoá, que fazem parte do projeto “Música e Cidadania”, da Casa da Música.

Além do administrador do Paranoá, Eduardo Rodrigues, também estiveram presentes ao evento, o Deputado Júlio Cesar, além de lideranças comunitárias. A comunidade festejou a chegada dos novos Pontos de Encontro Comunitário.

Com os novos PECs do Paranoá, Brasília conta agora com um total de 537 pontos de encontro já instalados. Ao todo, desde 2011, foram licitados e comprados 577. O restante deverá ser instalado até o final de 2015, em diversas regiões administrativas do DF.

Cada conjunto de PEC custou R$ 11 mil. Os gastos com a base de concreto e toda a parte de urbanização ficaram em aproximadamente R$ 33 mil.

Os pedidos de PEC são feitos pela comunidade às administrações, que, depois de listar as prioridades, reencaminham as demandas para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Os novos Pontos de Encontro Comunitário do Paranoá estão localizados nos seguintes endereços: Quadra 7, em frente as casas 11, 12 e 13, e Quadra 31, em frente ao Corpo de Bombeiros, (área urbana). Os da área rural ficam nos Núcleos Rurais: Quebrada dos Guimarães e Quebrada dos Neres.