Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/02/18 às 11h12 - Atualizado em 13/10/22 às 15h57

Setor Habitacional Buritizinho – Sobradinho II

Os quase seis mil moradores do Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II, já podem comemorar a urbanização da região. As obras, que tiveram início em janeiro de 2016 e foram realizadas em uma área de 90 hectares – o equivalente a 28 campos de futebol -, devem ser concluídas no 1º semestre deste ano (2018). Do total dos serviços, já foram executados 90% de drenagem pluvial e 85% de pavimentação.

 

As benfeitorias incluem a construção de dois conjuntos de duas lagoas de qualidade e de detenção das águas de drenagem, oito quilômetros de redes para captação de águas da chuva, 51,5 km de calçadas, 22 km de meios-fios e 11 km de ruas.

 

As obras de infraestrutura foram orçadas inicialmente em R$ 37 milhões, mas, durante a licitação, sofreram uma redução de 29%, resultando em uma economia de mais de R$ 10 milhões para os cofres públicos. Os recursos são provenientes da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2, intitulado “Pavimentação e Qualificação de Vias”, com contrapartida do GDF. Foram gerados cerca de 150 empregos diretos e outros 300 indiretos.

 

PRIORIDADE – O investimento na urbanização de uma das regiões mais carentes do Distrito Federal é uma prioridade do Governo de Brasília, que tem se empenhado para garantir maior dignidade e qualidade de vida aos moradores do DF. O Governador Rollemberg afirma: “As obras de drenagem e pavimentação garantem que os serviços urbanos básicos, como: coleta de lixo, transporte público, policiamento, além do tráfego de ambulâncias e do transporte escolar, cheguem a todos. Além disso, as benfeitorias afetam diretamente a saúde dos cidadãos, diminuindo problemas respiratórios e alergias – na época da seca – e doenças como leptospirose e dengue, no período chuvoso”.

 

FASE FINAL – Neste momento, as obras estão concentradas nos lotes 5, 6 e 7, onde estão sendo construídas lagoas de qualidade e de detenção das águas de drenagem. No lote 05, estão sendo executadas as Bacias 1A e 1B, e a drenagem está 100% concluída. No lote 06, está sendo realizada a Bacia 2A, com 98% da drenagem concluída. No lote 7, está sendo construída a Bacia 2B e 98% da drenagem já foi concluída.

Nos lotes 02 e 03, as obras de drenagem pluvial, pavimentação e instalação de passeios estão 100% concluídas. No lote 01, 100% da drenagem está concluída, 97% da pavimentação e 97% da instalação de passeios, que incluem as calçadas e os meios-fios. No lote 04, os serviços estão concluídos.

 

ENTENDA A OBRA – O Setor Buritizinho está dividido em cinco quadras residenciais de 1 a 5, mas para fins de execução das obras, a área foi fracionada em sete lotes:

• Lote 1 compreende a Quadra 1 e os Conjuntos E, F, G, H e I, da Quadra 2.
• Lote 2 engloba os conjuntos A, B, C, D e J, da Quadra 2, e os Conjuntos A, B, D, F, H, J, L e N, da Quadra 3, além da Praça Murici.
• Lote 3 inclui os Conjuntos A, C, E, G, I, K e M, da Quadra 3, as Praças Buritis e Ipê, e os Conjuntos A, B, D, F, H, J e L, da Quadra 4.
• Lote 4 abrange os Conjuntos A, C, E, G, I, K e M, da Quadra 4, e os Conjuntos A e EC, da Quadra 5.
• Lotes 5, 6 e 7 estão localizados na região do Parque Ecológico Canela de Ema.

 

 

 

Mapa Drenagem

 

 

 

 

 

Mapa Pavimentação