Governo do Distrito Federal
29/05/14 às 19h48 - Atualizado em 13/10/22 às 15h37

Parte viária do viaduto da W3 Sul será entregue na segunda-feira (02/06)

 

Obra ficou paralisada por mais de 4 anos

Conforme estabelecido pela Secretaria de Obras, a parte viária do viaduto da W3 Sul será concluída no próximo final de semana. No domingo, será feita a limpeza e a pintura das pistas. Com isso, por determinação do governador Agnelo Queiroz e do vice-governador Tadeu Filippelli, a partir da segunda-feira, dia 02, o trânsito já estará liberado para os motoristas não só na parte superior, mas também na parte inferior e em todas as alças/tesourinhas que complementam o viaduto.

Vale ressaltar que durante os primeiros dias de junho ainda serão realizados trabalhos de urbanização como: plantio de grama, construção de calçadas, colocação de placas de sinalização e iluminação. Durante essa etapa, é importante que os motoristas mantenham a atenção no local, tendo em vista a execução dos referidos serviços.

A decisão do governador Agnelo e do vice Filippelli, de liberar completamente o trânsito antes da urbanização, visa facilitar a vida daqueles que trafegam pela região e esperam há mais de 4 anos pela finalização da obra.

Com a entrega do viaduto, os 80 mil motoristas que passam pelo local diariamente, terão novas vias de tráfego, e os que vêm pela Estrada Setor Policial Militar (ESPM), no sentido eixos/L2/L4, passam a contar com um acesso direto à W3 Sul. Isso vai trazer mais flexibilidade ao trânsito e diminuir consideravelmente os transtornos.

O viaduto possui 55 metros de comprimento, 38 metros de largura e 5 metros de altura. Além de carros, prevê trânsito dos ônibus do Expresso DF Oeste e, futuramente sob ele, circulará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

A construção do viaduto fazia parte da implementação do VLT, mas a obra foi paralisada em setembro de 2010 por determinação da Justiça. O contrato foi então cancelado. Depois de liberada sua construção, outro projeto teve que ser contratado para a realização de uma nova licitação.

A obra, que foi retomada em agosto de 2013 teve um custo total de R$ 20 milhões, incluindo a drenagem, urbanização e iluminação.