O DODF de sexta-feira (01/02) publicou a lista das empresas selecionadas no processo de pré-qualificação, primeira etapa da licitação das obras. O programa visa o reforço das galerias de águas pluviais do Plano Piloto e Taguatinga
Vencida mais uma etapa para implantação do Programa Águas do DF. No Diário Oficial de sexta-feira (01/02) está publicada a relação das empresas aprovadas no processo de pré-qualificação internacional, uma das fases da licitação. O programa consiste no reforço da rede pluvial nos pontos mais críticos do Plano Piloto e Taguatinga, evitando problemas de inundação, como os que aconteceram recentemente em algumas quadras da Asa Norte. Serão investidos R$ 312,3 milhões nas obras, a serem executadas num período de dois anos e meio, a partir da assinatura do contrato.
Será redimensionada toda a rede pluvial das quadras 100 a 900, com finais 1, 2, 10 e 11, da Asa Norte; e das quadras com final 13, na Asa Sul. Em Taguatinga, as quadras beneficiadas serão QNA, QNB, QNC, QSC, QSA, QSB, QND, QNE, QI e Avenida Hélio Prates. Bacias de detenção e filtros serão construídos para reter resíduos sólidos para que não passem para o Lago Paranoá.
Com as obras, haverá uma melhoria dos sistemas de drenagem, solucionando os problemas recorrentes de inundações. Haverá proteção de nascentes, recuperação de erosões e reforço do arcabouço legal e institucional do DF para a gestão dos recursos hídricos.
Os recursos foram garantidos por meio de um financiamento com o Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF. Agora, será aberto o prazo para recursos.
PONTOS EM QUE AS GALERIAS SERÃO REFORÇADAS
EM TAGUATINGA:
Quadras QNA,QNB,QNC,SC,QSA e QSB
Quadras QND, QNE, QI – Hélio Prates.
NO PLANO PILOTO (100, 200, 300, 400, 500, 600, 700, 800 e 900):
Faixas 01 e 02 Norte
Faixas 10 e 11 Norte
Faixa 13 Sul – Parque da Cidade