Começaram ontem (28/06) as obras de recuperação das principais vias do Plano Piloto. Os locais escolhidos para o início das obras foram os Eixos W e L das Asas Norte e Sul. A contratação e fiscalização da obra são de responsabilidade da Secretaria de Obras/NOVACAP e o valor de 20 milhões de reais foi liberado pela Junta de Execução Orçamentária do GDF, coordenada pela Casa Civil.
O vice-governador, Tadeu Filippelli, e o secretário-adjunto de Obras, Maurício Canovas, acompanharam o primeiro dia de trabalho. De acordo com Filippelli, não se trata apenas das rotineiras operações tapa buracos: “este é um trabalho que deixará as pistas em perfeito estado”. Os serviços a serem realizados incluem fresagem, recomposição, recapeamento, reciclagem e microrrevestimento.
As obras, que têm um prazo de conclusão previsto para 90 dias, ocorrerão simultaneamente nos eixos das Asas Norte e Sul e serão realizadas das 21 às 5horas. Segundo o secretário de Obras, David Matos, a execução da obra à noite visa não prejudicar o trânsito nos horários de pico e de maior movimento. As vias poderão ser interditadas durante a realização dos serviços.
Até o dia 07/07 os trabalhos serão executados no Eixo W da Asa Sul, sentido Aeroporto–Rodoviária, entre as quadras 116 e 102 sul. Na Asa Norte, o local escolhido para dar início às obras também foi o Eixo W, sentido Rodoviária – Lago Norte, entre as quadras 102 e 110 norte. O trabalho conta com o apoio do Departamento de Trânsito do DF (Detran), que faz a sinalização nos pontos onde as vias estão sendo interditadas. Ao final do trabalho de recapeamento, também será o Detran o responsável pela pintura das faixas.
Ainda de acordo com o secretário, terminada a recuperação das pistas dos Eixos W e L, o GDF deverá realizar o mesmo tipo de operação em outras áreas do Plano Piloto. As Avenidas W3 Sul e Norte e a Via L4 devem ser as próximas a passarem pelo processo, que posteriormente vai se estender para outras regiões do Distrito Federal.
Novos acessos e saídas para o Eixão
As Asas Sul e Norte vão ganhar mais cinco acessos e saídas dos eixos W e L para o Eixão, a exemplo das que já existem nas quadras 113/213 Norte. As novas intervenções serão nas 105/205 e 109/209 Norte e 105/205, 109/209, 113/213 Sul. Para isso, a Secretaria de Obras já dispõe de R$ 3,5 milhões, recursos liberados pela Junta de Execução Orçamentária da Casa Civil. As obras serão feitas juntamente com o recapeamento dos eixinhos e estarão prontas no mesmo prazo de 90 dias.