Governo do Distrito Federal
19/10/17 às 22h07 - Atualizado em 30/06/22 às 17h44

Quem é Quem

1. Luciano Carvalho de Oliveira

Secretário de Estado de Obras e Infraestrutura do DF

 

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba em 1993. Possui ampla experiência na execução de obras de edificações residenciais, comerciais e industriais, tanto em construções novas ou reformas completas. Entre as principais experiências profissionais destacam-se o trabalho na Construtora Ideal Engenharia, de 1998 a 2004; e na Carvalho e Castro Engenharia, de 2004 a 2018.
Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal no período de 01/2019 a 04/2019 e Diretor de Urbanização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), de 05/2019 a 12/2019.

 

1.1. Janaína de Oliveira Chagas

Secretária Executiva

 

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão – UFMA em 1998. Especialista em “Didática Universitária”, na Faculdade Atenas Maranhense – FAMA; Pós – graduação: MBA Gestão Ambiental, Fundação Getúlio Vargas / ISAN; Pós – graduação: Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (em andamento) na FAMA; Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Pós – graduação: MBA em Gestão Industrial, na IEL/Sistema Fibra. Atuou como Engenheira Civil – Orçamentista na INCO – Incorporações e Construções Ltda; Analista de Contratos e Suprimentos na CVRD – Companhia Vale do Rio Doce; Engenheira Civil Supervisora de Projetos no MEC – Ministério da Educação (concurso público); Auditora da Área de Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente no SENAI – PROCEM: Programa de Certificação de Empresas; Professora na FACULDADE SÃO LUÍS; Engenheira Ambiental – Contrato de Gerenciamento – Gerência de Engenharia de São Luís – CVRD e Supervisora de Projetos – Contrato de Gerenciamento – Ministério da Integração Nacional na LOGOS ENGENHARIA S/A; Assessora Institucional no SINDUSCON-DF;

 

1.2. Renato Castelo de Carvalho Júnior

Chefe de Gabinete

 

Possui MBA em Gerenciamento de Projetos e Curso Superior de Formação Específica em Tecnologia de Programação de Computadores. Teve atuação profissional no âmbito do sistema “S” com trabalhos nas áreas de desenvolvimento empresarial, na implementação de ferramentas e projetos de inovação tecnológica para pequena empresa, além de desenvolvimento de projetos de fomento e pesquisa e estudos e políticas publicas de inovação e inclusão digital no Sebrae Estaduais, Nacional e no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio.
Tem atuado na implementação da Governança Pública, com programa de Gestão de Riscos, Planejamento Estratégico e Conformidade; participou da implantação Sistema Eletrônico de Informações (SEI), colabora na implementação da metodologia BIM– Modelagem de informação da Construção Civil e contribuiu na Transparência Ativa de Informações de Obras de infraestrutura da Secretaria de Estado de Obras do DF.

 

1.3. Margarida Tomaz

Chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos

 

Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados (1995), Pós-graduada em Consultoria Empresarial (USP/1998). Sólidos conhecimentos em Consultoria Organizacional, Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação, Mapeamento e Melhoria de Processos Organizacionais e Desenvolvimento de Sistemas de TI. Carreira desenvolvida em empresas como Sebrae Nacional, Politec, Fiat Financeira e diversas outras, prestando serviços em Instituições como Caixa, Banco do Brasil, Ministério da Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Secretaria de Fazenda do Distrito Federal, Sebrae Nacional e Sebrae Estaduais, e Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal.

 

1.4. Aryadne Bezerra Porciuncula

Chefe da Assessoria Jurídico-Legislativa

 

Graduada em Direito pela Universidade de Brasília – UnB em 2011. Atuou como consultora jurídica em contratos administrativos na Fundação Getúlio Vargas – FGV Projetos. Exerceu função de assessora jurídica no Ministério Público Federal nas áreas de combate à corrupção, patrimônio público, ordem econômica e consumidor, cidadania e ambiental.

 

1.5. Jair Cunha Cardoso Neto

Chefe da Assessoria de Comunicação

 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília em 2004. Atuou como assessor de imprensa em tribunais, Ministério Público, além de entidades de classe e da sociedade civil.

 

1.6. Christine Beatriz Nascimento Carneiro Pereira

Chefe da Assessoria de Correição

 

Servidora com vínculo efetivo do Governo do Distrito Federal, desde 2012, pelo cargo de Analista de Atividades Rodoviárias do DER/DF, como engenheira civil, e desde então exercendo diversas atividades técnicas na área de fiscalização de projetos e orçamentos de obras públicas nesta Secretaria de Estado. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba em 1990. Especialista em MBA Executivo em Gestão e Engenharia de Custos, pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos – IBEC e MBA em Master BIM: Ferramentas de Gestão de Projeto, pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação – IPOG. Atualmente, exerce o cargo de Chefia da ASCOR, desde 2020, é Presidente da Comissão Permanente de Tomada de Contas Especiais e membro suplente da Comissão Permanente de Sindicância desta Secretaria de Estado. Possui experiência na área correcional e na gestão pública, por meio dos diversos cursos realizados na Escola de Governo do DF; na Escola de Contas do TCDF, e na escola de Controle da CGDF.

 

1.7. Valéria Cavalcante Amorim Luz

Chefe da Unidade de Controle Interno

 

Servidora do Governo do Distrito Federal desde 1989 e integrante da Carreira Auditoria e Controle Interno desde 1994. Atuou como Chefe de Orçamento e Finanças na Secretaria de Finanças, atual Secretaria de Estado de Economia, Chefe de Assessoria Especial na Secretaria de Estado de Educação, Chefe de Assessoria Administrativa e Chefe de Unidade de Controle Interno na SO e SINESP, e na atual SODF, Presidente de Comissão Permanente de Tomada de Contas Especial na Secretaria de Transportes e atuou como Auditora na CGDF. Graduada em Matemática pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB em 1991.

 

1.8. Nilva Oliveira Bastos

Ouvidora 

 

Servidora com vínculo efetivo do Governo do Distrito Federal, tendo ingressado no serviço público em 22 de maio de 1992. É formada em Gestão da Tecnologia da Informação. Possui experiência no serviço de Ouvidoria desde 2010, onde exerceu diversos cargos em comissão, tendo atuado como secretária, assistente, assessora e chefe de Núcleo da Ouvidoria da Secretaria de Saúde. Esteve como Ouvidora da Administração Regional do Paranoá de 2015 a 2017, e final de 2018.

 

1.9. Hildevan Aguiar Cavalcante

Subsecretário de Administração Geral (SUAG)

 

Graduado em Administração pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). É Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, da Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação, e atua há 24 anos na Administração Pública do Distrito Federal. Em gestões passadas, na antiga Secretaria de Obras, exerceu cargos nas seguintes áreas: orçamento, finanças e administrativo. Também atuou como Subsecretário de Administração Geral na Vice-Governadoria do Distrito Federal e Agência de Fiscalização do Distrito Federal (AGEFIS).

 

1.10. Ery do Nascimento Brandi de Oliveira

Subsecretária de Projetos, Orçamentos e Planejamento de Obras (SUPOP)

 

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, atuou como coordenadora de projetos de infraestrutura em diversas empresas privadas. Atua na carreira de analista de atividades rodoviárias do DER/DF desde 2012, onde foi Executora de Contratos de Mobilidade, Gerente de Pavimento e Diretora de Projetos da Superintendência Técnica. Participou da Força Tarefa instituída pelo IBRAM para auxílio nas analises dos processos de licenciamento ambiental para empreendimentos de interesse público e é membro do Grupo de Trabalho instituído pelo CONTRAN/DENATRAN para a Elaboração do Manual Cicloviário Nacional.

 

1.11. Ricardo Terenzi Cardoso

Subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras (SUAF)

 

Formado em Engenharia Civil desde 1997, é Analista de Atividades Rodoviárias do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER/DF. Com Pós Graduação em Gestão Pública e em Projeto, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações, já exerceu funções como Chefe da Unidade Especial de Gestão Técnica de Obras e Chefe da Assessoria Especial. Possui  ampla experiência na construção cívil, especificamente na coisa pública.

 

1.12. Guilherme Nery da Fonseca Coelho

Subsecretário de Gerenciamento de Recursos Externos (SUGRE)

 

Graduado em Administração de Empresas, com Curso de Extensão em Economia e Marketing na Harvard University. É Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo do Distrito Federal. Foi Diretor de Gestão de Pessoas na Secretaria de Estado de Fazenda.

 

1.13. Luciana Lima de Carvalho

Subsecretária de Acompanhamento Orçamentário de Obras (SUAO)

 

Graduada em Ciências Contábeis. É Auditora Fiscal de Atividades Urbanas do Governo do Distrito Federal. Exerceu as funções de Assessora de Gabinete da Secretaria de Obras e de Subsecretária de Coordenação Orçamentária e Planejamento.

 

1.14. Aldo César Vieira Fernandes

Subsecretário de Acompanhamento Ambiental e Políticas de Saneamento (SUAPS)

 

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (MG) em 1987, especialista em Manejo Florestal e Gestão Ambiental. Em 1989 atuou como Consultor Florestal  na FLOAMA – Florestal Amazônia (MT).  Ingressou na Secretaria do Meio Ambiente em 1993 como Auditor Fiscal de Controle Ambiental. De 1994 a 1998, trabalhou no Instituto de Ecologia e Meio Ambiente – IEMA ocupando diversos cargos na área de licenciamento ambiental de recursos hídricos, minerais e indústrias e serviços. Em 2011, foi Diretor de Fiscalização Ambiental do Instituo Brasília Ambiental – IBRAM. Atuou ainda, de 2012 a 2014, como Superintendente de Licenciamento e Fiscalização do Instituto, período no qual também integrou a Câmara de Compensação Ambiental e Florestal do DF como membro permanente. Em 2015, foi assessor da presidência da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP), período em que foi membro titular no CONLURB. Foi presidente do IBRAM de dezembro de 2017 a dezembro de 2018, período em que foi membro titular dos Conselhos: CONAM, CONPLAN e CRH. Em 2019, tornou-se chefe da Assessoria de Meio Ambiente da NOVACAP.

 

1.15. Carlos Eduardo Oliveira Gomes

Subsecretário de Gestão de Iluminação Pública e Ativos Tecnológicos (SUITEC)

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba e pós-graduado em Governança em Tecnologia da Informação pelo UniProjeção. Possuiu ampla experiência em acompanhamento e fiscalização de obras, tendo fiscalizado obras como a reforma do Palácio do Planalto e a sede do Conselho Nacional de Justiça. Na Secretaria de Obras, ocupou o cargo de chefe da Assessoria de Iluminação Pública de junho de 2019 a maio de 2021.